Por que ir para o Vale do Silício?

facebook

Empreendedor? Pensando em visitar o Vale do Silício (para passear, estudar, conhecer tecnologia ou mercado, morar, fazer contatos, abrir empresa)? Pare de pensar e venha.

Location, Location, Location

De acordo com o filme “The Social Network”, foi o Sean Parker (fundador do Napster) quem convenceu o Mark Zukerberg que o lugar certo para criar uma empresa de Internet é o Vale do Silício. Foi assim que Facebook saiu de Harvard e veio parar em Palo Alto.

Em 1992, eu me mudei de São Paulo para a California para ajudar a começar a Cyclades. Nós acabamos dando certo porque tivemos a “sorte” de nos envolver com Linux antes dele ficar conhecido e com a Internet antes dela ter o impacto que acabou tendo.

Não consigo provar que  estar no Vale foi motivo pelo qual o Facebook acabou destronando o MySpace (que ficou onde começou, em Beverly Hills) em redes sociais ou a causa do sucesso da Cyclades, uma das primeiras empresas brasileiras a se estabelecerem por aqui.

Mas foi. A presença no Vale é importante para qualquer empresário da área de tecnologia e Internet. Tem várias formas de empreender (empreender não significa necessáriamente seguir o modelo do Silicon Valley), mas para fazê-lo dentro do modelo criado aqui (VC funding), estar aqui ou pelo menos entender o Vale é essencial.

Uma visita ao Vale do Silício

Se você é empreendedor ou aspirante a empreendedor, algumas semanas no Vale vão mudar sua forma de pensar em relação a empreendedorismo. Você vai entender como o ambiente é competitivo (e, talvez, desistir de sua idéia mal-acabada) e como as idéias boas tem chance de atrair apoio do ecossistema (e talvez te inspirar a continuar na sua jornada empreendedora).

Visita curta: cartões postais do Vale do Silício… Veja roteiro para visita de 1 dia >>

Estada de algumas semanas: Dicas para planejar a visita ao Vale do Silício >>

Trabalhar/Abrir empresa: Como funcionam vistos, imigração, etc…>>

Morar no Vale do Silício: Como é a vida aqui? >>

Quanto custa morar or visitar o Vale? Tenha uma idéia dos custos >>

“Pegar um investimento VC”? Como funciona investimento VC >>

Vivendo Tecnologia e Empreendedorismo

Estar no Vale te expõe a idéias novas no cotidiano, parte normal da sua vida social. É a diferença entre ficar sabendo na fonte ou ler 6 meses depois no TechCrunch. Esses 6 meses fazem toda a diferença na vida do empreendedor e no sucesso de iniciativas em tecnologia.

É verdade que a Internet está democratizando o acesso e diminuindo as distâncias e o tempo de propagação da informação. Vou a certos lugares no Brasil, como Campinas por exemplo, e fico impressionado com a energia empreendedora e com a disponibilidade de informações e conhecimento na comunidade local.

Mas o ecosistema empreendedor ainda é o mais completo no Vale do Silício.

Desde o capital, passando pela infraestrutura de suporte ao empreendedor (Investidores, VCs, aceleradoras), até a disponibilidade de gente com experiências passadas. Está tudo aqui, concentrado em um espaço pequeno e pré-interligado.

Um grande desafio para empreendedores em tecnologia é encontrar os “early adopters”, gente que está disposta a gastar tempo para entender produtos antes deles se tornarem mainstream. Vá a qualquer loja do Fry’s Electronics no sábado de manhã e você vai encontrar 200 tech early adopters na sua frente.


antique-squareMarcio Saito foi de São Paulo para a California para ajudar a estabelecer a Cyclades (a primeira empresa brasileira de tecnologia a se estabelecer no Vale) 20 anos atrás e acabou ficando. Hoje participa do ecossistema empreendedor como investidor, conselheiro, mentor, empreendedor. Me conheça.
Anúncios