Visitas a empresas no Vale do Silício

10986175_10206449235728984_3645621613044211529_n

Campus da Google in Sunnyvale

Visitando empresas no Vale do Silício

As empresas “novas” do Vale do Silício (e.g. Google, Facebook, Linkedin, Netflix, startups menores, etc.)  normalmente são bastante abertas em todos os sentidos. Então é natural que brasileiros visitando o Vale do Silício tenham a expectativa de poder visitar as empresas de tecnologia que admira. O #DiretoDoVale recebe mensagens todo dia perguntando “Como faço para visitar uma empresa do Vale do Silício?”

Sou turista,  adoro tecnologia e gostaria de visitar as empresas que admiro

A resposta simples é que mesmo que a empresa seja aberta, não faz sentido ela receber visitantes sem interesse de negócios. Então, se você quer apenas visitar como turista (o que não tem nada de errado), use o guia “Tour do Vale Do Silício em um dia” para visitar as empresas, tirar foto na frente das placas, postar no Facebook, e seja feliz. Uma das poucas empresas que tem infraestrutura para receber visitantes é a Intel. Embora a Intel não seja mais o objeto de desejo dos turistas, vale a pena conferir o museu, contando a versão Intel da história do vale.

A maioria das empresas não gosta de ter turistas andando pelo campus, e algumas tem segurança nos estacionamentos tentando identificar quem não é funcionário. Minha sugestão é apenas se comportar civilizadamente e tentar não dar muita bandeira. Se o segurança vier falar com você, sorria e peça para ele tirar uma foto sua na frente da placa.

Uma dica específica para o Google: Embora a maioria dos turistas queira visitar o Googleplex original em Mountain View, a experiência é melhor nos prédios da Google em Sunnyvale (11th Ave, veja foto acima). Os prédios são novos e bonitos, tem menos turistas e seguranças, então você consegue andar e respirar um pouco do ambiente sem incomodar ou ser incomodado. A melhor hora para sentir como é trabalhar na Google é na hora do almoço em um dia de semana. Se alguém perguntar o que você está fazendo, pergunte “Where is the TC4 building?” como se estivesse procurando o prédio para uma reunião e siga as instruções.

11202849_880004898738447_2144192817440091164_n

Update 2015: Google está abrindo um “visitor center” para receber visitantes – busque por “Google Visitor Center”. A versão “beta”, ouço, não vale a pena. Mas eles prometem algo melhor em 2016.

Trabalho com tecnologia e tenho interesse em entender um pouco mais como funciona uma empresa no Vale do Silicio

A maioria dessas empresas oferece uma cafeteria que serve almoços transados sem custo adicional para os funcionários. Os engenheiros no Vale competem para ver quem tem o melhor almoço free e normalmente adoram receber convidados e serem admirados pelo privilégio. Então, para conhecer um pouco mais, ative a sua rede de contatos, encontre alguém que trabalhe na empresa que você gostaria de visitar e peça para encontrar para almoçar. Quem trabalha no Facebook ou Google recebe esses pedidos todo dia, então use algum critério antes de fazer o pedido. Você tem o relacionamento para pedir o favor? Você consegue oferecer algum conteúdo de interesse na conversa, ou é apenas para almoçar mesmo?

Eu tenho interesse de negócios e agenda, como faço para marcar uma reunião?

Se você trabalha no ecosistema empreeendedor, empresa, ou academia e tem interesse profissional em entender/aprender como uma empresa no Vale do Silício trabalha, use o guia do #DiretoDoVale para Planejar uma visita ao Vale do Silicio ou participe de um grupo organizado para fazer uma imersão na cultura do Vale. Você vai conseguir desenvolver relacionamentos que vão te ajudar a estabelecer contatos nas empresas do Vale. Se você tem negócios ou tecnologia para discutir com as empresas do Vale, simplesmente identifique a pessoa de interesse dentro da organização e entre em contato por email. Use as informaçãoes no guia de Etiqueta de Negócios no Vale do Silício. Como dito, a maioria das empresas daqui são abertas e receptivas a pedidos de discussão de interesse delas.

Tenho um grupo e quero levar para visitar uma empresa

Existem pessoas e organizações promovendo visitas ao Vale que incluem visitas a empresas. Se você está liderando um grupo e quer visitar uma empresa, pense primeiro se realmente existe uma agenda de negócios. Se tiver agenda, entre em contato com a pessoa na empresa por email. Como dito, a maioria das pessoas trabalhando nessas empresas são abertas a propostas de conversas, mesmo que o interesse real seja marginal. Senão, se o que você tem é um grupo de turistas, então, assumindo que você tem uma rede de relacionamentos, ative a rede, e peça favores pessoais.


antique-squareMarcio Saito foi de São Paulo para a California para ajudar a estabelecer a Cyclades (a primeira empresa brasileira de tecnologia a se estabelecer no Vale) 20 anos atrás e acabou ficando. Hoje participa do ecossistema empreendedor como investidor, conselheiro, mentor, empreendedor. Me conheça.
Anúncios