Fazendo um Pitch – Como Apresentar a Sua Startup

stage

Nesse artigo, discutiremos 3 elementos de apresentação de uma Startup:

  • Elevator Pitch –  Uma explicação verbal sucinta do projeto.
  • Executive Summary – Um documento de uma página com um sumário do projeto.
  • Pitch Presentation – Uma apresentação de 5-20 minutos sobre o projeto.

Estar preparado para explicar e apresentar um projeto empreeendedor é importante porque:

  • Preparar um pitch ajuda a destilar a essência do projeto e torna as prioridades mais claras.
  • Apresentar o projeto é necessário para motivar outros colaboradores a se juntarem a ele.
  • No momento correto, apresentar o projeto é necessário para convencer um investidor a financiá-lo.

Cuidado com a “Indústria do Pitch”. Nos últimos anos, muitos empreendedores, consultores, mentores e outros curiosos dedicam esforços desproporcionais em apresentar ao invés de executar o projeto e desenvolver um negócio. Um projeto empreendedor é 99% execução e 1% apresentação, então não coloque o carro na frente dos bois.

=> Veja como investimentos VC funcionam – Estou preparado para buscar financiamento?

Comece a desenvolver o pitch pelo nível mais alto e depois complete os detalhes.

Elevator Pitch

Imagine que você precise explicar o seu projeto empreendedor para alguém que não necessáriamente tenha contexto ou conhecimento específico do mercado onde você atua. Formule e pratique um parágrafo que você possa explicar em menos de 2 minutos (o tempo disponível quando você encontra alguém por acaso no elevador), sem contar com recursos visuais. Por exemplo, se fossemos fazer um Elevator Pitch do Facebook, poderiamos dizer algo como:

O projeto Facebook tem a missão de permitir a uma pessoa comum dividir idéias e notícias com familia e amigos de forma a tornar o mundo mais aberto e conectado. Isso é feito através de uma plataforma, chamada de “rede social”, acessível por computadores e smartphones que permite usuários criarem um perfil pessoal, publicar posts (texto, fotos, links, vídeos) e ver posts de pessoas com quem está conectado na platforma. O acesso à platforma é grátis para o usuário e o nosso modelo de negócios é baseado em anúncios. Atualmente, temos 1.4 bilhões de usuários e estamos no processo de dominar o mundo.

O elevator pitch deve evitar o uso de jargão ou termos técnicos.

Executive Summary

O Executive Summary é um documento de uma página, independente (i.e. pode ser lido e entendido sem a necessidade de explicação adicional), explicando o projeto empreendedor. Alguns investidores exigem esse documento antes de considerar uma reunião para ouvir o pitch do projeto. Existem variações de formato, mas na minha experiência, ele deve conter:

  • Projeto: Nome to projeto e sua missão (normalmente a primeira sentença do Elevator Pitch).
  • Problema:  Explicação do problema que o projeto se propõe a resolver.
  • Solução: Descrição da solução e explicação do seu funcionamento.
  • Proposta de Valor:  Identificação dos usuários e dos benefícios que a solução proporciona.
  • Oportunidade/Mercado: Estimar o tamanho da oportunidade, identificar os competidores.
  • Modelo de Negócios: Explicar como o projeto vai gerar receitas e lucros.
  • Estado Atual: Descrever o estado do projeto, o próximo passo, qual é a ajuda externa necessária
  • Time: Listar as pessoas envolvidas no projeto

O Pitch Presentation

O empreendedor deve sempre estar preparado para apresentar o projeto, se adaptando a ocasião e a audiência. Na maioria dos casos, o Pitch Presentation dura de 5 a 20 minutos e pode ou não contar com apoio de recursos visuais (normalmente slides). Se utilizados, os slides devem ser simples e visuais. Não coloque muito texto e detalhes nos slides que eliminem a flexibilidade de apresentar em níveis mais superficiais. Quanto menos slides melhor. Como uma primeira aproximação, utilize um slide para cada uma das seções do Executive Summary (8 slides). Você vai encontrar exemplos e templates na Internet, mas lembre-se que um projeto empreendedor é 99% execução e 1% apresentação.


antique-squareMarcio Saito foi de São Paulo para a California para ajudar a estabelecer a Cyclades (a primeira empresa brasileira de tecnologia a se estabelecer no Vale) 20 anos atrás e acabou ficando. Hoje participa do ecossistema empreendedor como investidor, conselheiro, mentor, empreendedor. Me conheça.

Anúncios