No Vale do Silício, é hora de agradecer.

Thanksgiving

Photo credit: Eduardo Abe, Turkey credit: Carol Romancini

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) nessa quinta-feira é um dos feriados mais importantes nos EUA. É quando as famílias se reúnem para comer peru com molho de cramberry e assistir futebol americano na TV. Esse é o único feriado em que se emenda a sexta-feira e a maioria das pessoas descansa por quatro dias. É o único dia do ano quando todo o setor de comércio e serviços fecham nos EUA por algumas horas.

A sexta-feira que segue o Thanksgiving é a celebração do início das vendas de Natal. Históricamente, nome “Black Friday”, que nos últimos anos foi importado pelo Brasil, vem do fato de que o comércio opera no vermelho a maior parte do ano e esse é o dia do ano em que o saldo fica positivo pela primeira vez.

Sobre Gratidão, Débito e Amor

Gratidão é uma emoção positiva que sentimos quando recebemos um benefício de outra pessoa. Dizer “Obrigado” é a forma de expressar essa emoção, que é a base da vida em comunidade. É o reconhecimento de que dependemos uns dos outros para viver e para existir.

Nós nos acostumamos a dizer “Obrigado” como mero protocolo social. O Thanksgiving é a ocasião para trazer o significado de volta ao consciente.

Nossa palavra em Português para expressar gratidão, “Obrigado”,  tem o significado literal de débito. Significa “Eu te devo algo em troca desse favor”.

Em minhas aventuras pelo mundo, eu me interessei não apenas pela palavra usada para expressar gratidão em outras línguas, mas tambem nas raízes dessas palavras. Minha expressão favorita é a que eles usam na Malásia (que revisitei em Agosto passado). Eles dizem “Terima Kasih”, que literalmente significa “Receba amor”.

Eu não sou historiador ou linguista, mas eu teorizo que palavras aproximando gratidão de débito tem raízes em períodos da história onde favores eram usados como moeda de troca entre níveis hierárquicos da sociedade. Na medida que caminhamos para um mundo onde relações e interações são mais equilibradas e transparentes, independente das palavras que usamos, gratidão tem que ser mais como amor e menos como débito.

DiretoDoVale Agradece

Com essa idéia na cabeça, o #DiretoDoVale agradece de coração a todos que leram e comentaram os artigos, que ajudaram a divulgar o blog desde que começamos. Em menos de um ano, somos 5000 pessoas engajadas na página no Facebook e tivemos milhares de interações digitais, e vários encontros presenciais com empreendedores Brasileiros conhecendo o Vale do Silício.

Terima Kasih e Happy Thanksgiving

#DiretoDoVale

Dizendo “Obrigado” em outras línguas.


antique-squareMarcio Saito foi de São Paulo para a California para ajudar a estabelecer a Cyclades (a primeira empresa brasileira de tecnologia a se estabelecer no Vale) 20 anos atrás e acabou ficando. Hoje participa do ecossistema empreendedor como investidor, conselheiro, mentor, empreendedor. Me conheça.

Anúncios